Pesquisar este blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

MCCE retoma campanha Ficha Limpa em Ponta Grossa

O Comitê do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) em Ponta Grossa retoma a campanha de coleta de assinaturas para o Projeto Ficha Limpa a partir desta segunda-feira nas faculdades e instituições de ensino superior da Cidade. Com a volta às aulas e a retomada das atividades públicas, o Comitê PG define um calendário de coleta de assinaturas nos próximos dias.

“Vamos começar pelas faculdades e instituições de ensino para, em seguida, buscar adesão em outros espaços públicos de grande circulação”, explica o porta-voz do Movimento em PG, professor Sérgio Luiz Gadini. Caso o Movimento não tenha alcançado o número necessário até o mês de outubro, a coleta será realizada em eventos programados em Ponta Grossa, como o Congresso ADM Internacional (entre 21 e 25/09/09), EFAPI (21 a 24/10/09), além da manutenção de bancas de coleta no Calçadão e outros espaços públicos.

O objetivo é reforçar a campanha nacional pela coleta de 1,3 milhão de assinaturas para apresentar o projeto de lei no Congresso Nacional. Dados da coordenação nacional do Movimento indicam que a campanha já tem adesão de aproximadamente 1,1 milhão de eleitores em todo País. No Paraná, este número é 160 mil e em Ponta Grossa já foram coletadas mais de 16 mil assinaturas. “Em tempos de descrédito das instituições políticas, esta campanha é uma esperança para moralizar o País”, diz o presidente da ACIPG, Hilário Devicchi.

Organizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que tem o apoio e o envolvimento de mais de 40 entidades de articulação nacional, a Campanha visa encaminhar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Vida Pregressa dos candidatos ao Congresso Nacional. O PL visa limitar a candidatura de pessoas condenadas pela justiça em primeira instância por crimes graves, bem como de políticos que tenham renunciado ao mandato para fugir de cassação, e tem base no § 9° do artigo 14 da Constituição Federal, que determina ao Congresso a edição de lei complementar que estabeleça “outros casos de inelegibilidade (...), considerada a vida pregressa do candidato”.

“A participação dos contribuintes, assinando o Projeto Ficha Limpa, é uma forma concreta de lutar por uma representação política comprometida com os interesses da população, pois podemos ter uma lei que limita a entrada ou permanência de políticos com ficha suja”, diz a estudante Isadora Camargo, que participa do MCCE em Ponta Grossa.

Vídeo explicativo fortalece Campanha

Cidadãos e instituições que tenham interesse em participar da Campanha, coletando assinaturas, podem acessar o site do MCCE (www.mcce.org.br). Agora, o Movimento também disponibilizou um vídeo explicativo da campanha, que pode ser acessado no endereço http://www.mcce.org.br/node/58. A produção do vídeo de nove (9) minutos contou com o apoio do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), explica a campanha, convida à participação popular e traz depoimentos de apoiadores do projeto, como o do jurista Aristides Junqueira e do carnavalesco Joãosinho Trinta, dentre outros colaboradores. O vídeo é apresentado pelo ator Milton Gonçalves, que colaborou voluntariamente com a campanha Ficha Limpa.

A ficha para coleta de assinatura pode ser baixada do site do MCCE http://www.mcce.org.br/node/58 www.mcce.org.br ou do http://www.acipg.org.br/. Acesse e participe desta luta por eleições mais democráticas, sem a interferência ou o abuso do poder econômico.

Em Ponta Grossa, informações sobre o MCCE podem ser obtidas na sede da Associação Comercial e Industrial (ACIPG), na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e na Agência de Jornalismo (no Campus Central da UEPG).

Outras Informações:

Secretaria da ACIPG (com Liliane) (42) 3220 7200

Ou com o porta-voz do comitê do MCCE em PG (Sérgio Luiz Gadini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário