Pesquisar este blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

No Dia Mundial de Combate à Corrupção, MCCE cobra aprovação do Projeto 'Ficha Limpa'

Para marcar o Dia Mundial de Combate à Corrupção, comemorado em 9 de dezembro, repesentantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) entregam, hoje, em Brasília, mais 100 mil assinaturas, que foram coletadas após a entrega do número mínimo exigido para apresentação do Projeto no Congresso Nacional (1,3 milhão de adesões). O Projeto Ficha Limpa é uma iniciativa de lei popular que coletou 1,3 milhão de assinaturas para o Projeto Ficha Limpa, entregue na Câmara dos Deputados em setembro passado, visando limitar a corrupção eleitoral em todo o País.

Enquanto, em Brasília, a sociedade se organiza para lutar pelo impeachment do governador José Arruda (DEM) por prática de corrupção eleitoral, em PG a população ainda aguarda os desdobramentos do desvio 2,3 milhões de reais dos cofres da Câmara Municipal, oficialmente denunciado em janeiro de 2009.

É por isso mesmo que integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE - Comitê PG) defendem a imediata apuração e responsabilização dos envolvidos com a devolução dos valores indevidamente apropriados. “Tais práticas precisam ter um fim, independentemente da cidade ou esfera de poder envolvido”, diz o porta-voz do MCCE na cidade, professor Sérgio Luiz Gadini.

O Paraná foi o segundo Estado da União que mais coletou assinaturas ao Projeto Ficha: 167 mil, enquanto Minas Gerais conseguiu 226 mil adesões. Só na cidade de Ponta Grossa, o MCCE coletou cerca e 16 mil assinaturas, equivalente a 7% dos eleitores do município. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é uma frente de organizações sem fins lucrativos formado mais de 40 entidades de representação nacional, além de outros grupos e associações que atuam nas diversas regiões e estados do Brasil.

Neste momento, a luta pelo fim da corrupção pode ser melhor representada por um projeto popular que não está associado a nenhum partido ou grupo econômico. “O Ficha Limpa é dos mais diferentes setores da sociedade civil e não tem qualquer interesse econômico, político ou privado”, conclui o porta-voz do Movimento em Ponta Grossa.

Nas próximas semanas, integrantes do Movimento devem buscar formas de monitorar o andamento do Projeto no Congresso Nacional, bem como acompanhar (e cobrar) uma posição dos parlamentares federais do Paraná em Brasília. A idéia incentivar a população a enviar e-m aos deputados (clique aqui) e senadores (clique aqui) para que coloquem o projeto em pauta, o mais rápido possível.

O Dia Internacional Contra a Corrupção (9/12) faz referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida em Mérida, no México. A convenção, em vigor desde 2005, foi assinada por 110 representantes de países, busca valorizar a aplicação do dinheiro público.

Dia Mundial de Combate à Corrupção – 9 de Dezembro: Esta data não pode passar em branco!

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) Comitê Ponta Grossa/PR

Informações: Sérgio Luiz Gadini (porta-voz do MCCE-PG). Fone: (42) 8812 1207

Nenhum comentário:

Postar um comentário